Ministério da Criança

Dedicação de Crianças

A dedicação de crianças ao Senhor, especialmente dos primogênitos, era praticada desde os tempos do Antigo Testamento. A Bíblia descreve algumas apresentações e dedicações de crianças como, por exemplo, Jesus, João Batista, Samuel, Sansão e outros mais. Estes relatos dão base para a prática da apresentação de crianças por parte da Igreja.

No Velho Testamento, pode-se conferir com detalhes em I Samuel 1:27 e 28 quando Ana dedicou seu filho Samuel a Deus e ao serviço de Sua casa. No Novo Testamento, por exemplo, vemos a história de Simeão, um homem justo e piedoso e Ana, profetisa de 84 anos que adorava no templo de dia e de noite, tinham algo em comum: esperavam pela chegada do Messias. Quando Jesus foi levado para ser apresentado no templo, o Espírito Santo levou os dois a entender que o Messias havia chegado e eles deram testemunho público desta realidade, quando Maria e José trouxeram o menino Jesus ao templo em “Jerusalém para O apresentarem ao Senhor” (Lucas 2:22).

No livro Desejado de Todas as Nações, na página 52, a autora ElIen White diz: “O sacerdote fez a cerimônia de seu serviço oficial. Tomou a criança nos braços, e ergueu-a perante o altar. Depois de a devolver à mãe, inscreveu o nome ‘Jesus’ na lista dos primogênitos”.

Embora o Novo Testamento não faça uma recomendação direta a respeito desse ritual, a maneira como Jesus Se referia aos pequeninos incentiva a dedicação de crianças a Deus. Do incidente de Jesus abençoando as crianças (ver Mateus 19:13-15; Marcos 10:13-16; Lucas 18:15-17) podemos extrair seis pontos importantes:

  1. Jesus abençoou as crianças. “Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava” (Marcos 10:16).
  2. A bênção concedida às crianças foi um acontecimento profundo. Todos os três Evangelhos sinópticos contam a história.
  3. As crianças pequeninas foram incluídas, “Traziam-Lhe também as crianças, para que as tocasse” (Lucas 18:15).
  4. Jesus não ordenou nem introduziu a bênção. Mateus registra: “mas os discípulos os repreendiam” (Mateus 19:13). E improvável que os discípulos se tivessem oposto à bênção, caso Jesus a tivesse iniciado.
  5. Jesus incentivou a bênção quando os pais pediram: “Deixai vir a Mim as criancinhas, e não as embaraceis” (Mateus 19:14).
  6. Jesus indignou-Se com os que se opunham à bênção: “… os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-Se” (Marcos 10:13 e 14).

Ellen White aconselha no livro Evangelismo, pp. 349 e 350: “Tomem os ministros do evangelho as criancinhas nos braços, e abençoem-nas em nome de Jesus. Sejam dirigidas palavras do mais terno amor aos pequeninos; pois Jesus tomou os cordeiros do rebanho nos braços, e os abençoou”.

Entretanto, é compreensível que a dedicação de crianças seja questionada por aqueles cuja formação os leve a associá-la a igrejas que praticam o batismo de bebês. Por esta razão, na cerimônia de dedicação de crianças da Igreja Adventista do Sétimo Dia, não há padrinhos ou madrinhas, e o nome não é dado formalmente. Não é uma cerimônia de batismo, nem deveria parecer como tal.

Objetivos da Cerimônia

A cerimônia deve ser organizada para enfatizar seus quatro propósitos básicos:

  1. Agradecer a Deus pelo milagre do nascimento da criança.
  2. Compromisso dos pais de educarem a criança para amar a Jesus.
  3. Compromisso da congregação para prover os meios e apoiar os pais em sua tarefa.
  4. Abençoar a criança e dedicá-la a Deus.

A apresentação e dedicação das crianças pode ser feita para filhos de membros da Igreja e de pessoas que não são membros, mas que solicitarem a dedicação de seus filhos a Deus.

Não há limite de idade, pois as crianças podem ser dedicadas com a idade que os pais desejarem. Embora não haja uma limitação, crianças com mais de dois anos, poucas vezes participam desta cerimônia que deveria acontecer, de preferência, sempre no horário do culto do sábado.

A dedicação deve ser caracterizar pela simplicidade, procurando sempre preservar o seu significado, pela solenidade alegre e com sentimento de gratidão a Deus. Assim, é importante ser programada e anunciada com antecedência, possibilitando aos pais um bom planejamento. Na Igreja Adventista Central de Taguatinga as apresentações ocorrem, de modo geral, no primeiro sábado do mês.

Instruções para Apresentação

O Ministério da Criança, com o apoio do Ministério de Comunicação, faz com todo carinho uma apresentação com fotos de sua criança. Por isso, seguem algumas instruções para deixar o momento da dedicação todo especial.
Informe os dados para a apresentação. Envie sempre os dados da criança, como o nome completo, a data de nascimento, os nomes do papai e da mamãe e a data para a apresentação na igreja.
Separe até 20 fotos individuais do seu príncipe ou de sua princesa. Podem ser momentos do nascimento, da primeira papinha, aquela sonequinha gostosa ou aquele sorriso lindo. Elas serão apresentadas juntamente com uma música toda especial, que tem entre 3 (três) e 5 (cinco) minutos. Essa duração é mais do que suficiente para mostrar todas as fotos calmamente e de forma bem bonita.
Sempre separe algumas com a família. Fotos com o papai, fotos com a mamãe, com os vovôs, convivência com os irmãozinhos ou irmãzinhas (quando houver). Mas dê preferências para as pessoas mais próximas de sua criança.
Numere as fotos conforme o crescimento e idade de sua criança. As fotos mais antigas primeiras até chegar as mais recentes.

DÊ PREFERÊNCIA PARA AS FOTOS HORIZONTAIS (MODO PAISAGEM) As horizontais ocupam melhor a projeção e facilita a visualização de sua criança. Mas claro que se tiver aquela foto encantadora na vertical (modo retrato) também vale! Entretanto, sempre evite fotos em “quadros” ou “mural” – quando há diversas fotos juntas – por que além de não dar para ver direitinho, acaba não aparecendo tão bem lá na apresentação.
Envie também o playback ou a música cantada. Se na apresentação houver uma mensagem musical ao vivo, fica tudo mais lindo ainda! Mas claro que se houver outra criança ou bebê a ser apresentado junto ao seu, deve-se combinar previamente com o Ministério da Criança qual será a mensagem especial. Mas se sua criança for a única a ser apresentada, fica bem mais fácil.
Entregue as informações e fotos com antecedência. Envie as fotos com pelo menos 15 dias de antecedência. Não deixe para a última hora! Imprevistos acontecem e podem atrapalhar este momento tão especial justamente lá na frente da igreja.
No dia da apresentação, aproveite! Sim, seu filho ou filha é muito especial e será apresentado (a) e dedicado (a) ao Senhor Jesus. E não se esqueça de convidar todos os familiares para prestigiar esse momento tão especial. Ah, e vale chorar de emoção…

Formulário temporariamente desativado. Favor entrar em contato com o Ministério da Criança ou a Secretaria da Igreja.

Acesse o Calendário de Atividades 2024 atualizado!CONFIRA
Assine para receber nosso boletim semanal
Digite abaixo seu nome e seu e-mail:
Nós não divulgaremos seus dados.