Educação e Redenção
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1 de outubro de 2020 às 09:00 #16345
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2 de outubro de 2020 às 18:56 #16404Lição 1: Educação no Jardim do Éden
Sábado: Educação no Jardim do Éden
1. A escola-modelo estabelecida no jardim do Éden foi o lar de nossos primeiros pais.
1.1. O jardim do Éden: sala de aula e biblioteca (Gênesis 2:8,9).
1.2. O Senhor Deus: O Professor (Gênesis 2:16, 17, 19).
1.3. Adão e Eva: os alunos (Gênesis 2:20 a 24).
2. O Senhor Deus foi o fundador, diretor e professor dessa primeira escola.Domingo: A primeira escola
3. O casamento foi a primeira aula dada por Deus no jardim. Um casamento feliz deveria seguir uma sequência proposta em Gênesis.
3.1. O homem recebeu um trabalho (Gênesis 2:15a).
3.2. O homem recebeu um lar (Gênesis3:8a).
3.3. O homem recebeu uma esposa (Gênesis 2:22).
3.4. O homem recebeu filhos (Gênesis 4:1).
4. Fugir dessa sequência torna a felicidade mais difícil.Segunda-feira: Intromissão
5. A verdadeira educação pode ser distorcida. Gênesis 2″1 a 6 nos mostra esse processo de desconstrução. A falsa educação:
5.1. Questiona a Palavra de Deus (Gênesis 3:1).
5.2. Nega a Palavra de Deus (Gênesis 3:4).
5.3. Substituiu a Palavra de Deus (Gênesis 3:5).
6. Infelizmente Satanás também fez do Éden sua sala de aula.Terça-feira: Negligenciando a mensagem
7. A boa educação requer o uso de todos os nosso sentidos. Infelizmente a má educação também. Para desviar Eva da boa educação, Satanás:
7.1. Usou a audição (Gênesis 3:1).
7.2. Usou a visão (Gênesis 3:5).
7.3. Usou o tato (Gênesis 3:6).
7.4. Usou o paladar (Gênesis 3:6).
8. “Aqueles que não querem ser presa dos ardis de Satanás devem guardar bem as entradas da alma.”Quarta-feira: Recuperando o que foi perdido
9. A queda trouxe prejuízos morais, cognitivos e sensitivos. Cristo traz a promessa de restauração (2 Pedro 1:4) e forças para:
9.1. Recuperar a fé (2 Pedro 1:5).
9.2. Recuperar o conhecimento (2 Pedro 1:5).
9.3. Recuperar o domínio próprio (2 Pedro 1:6).
9.4. Recuperar o amor (2 Pedro 1:7).
10. Conhecer a Deus, Seu caráter, Sua bondade e Seu amor faz parte do retorno à verdadeira educação.Quinta-feira: Os que desprezam a autoridade
11. Em Pedro 2, ocorrem duas palavras gregas que se opõem, eusebes (submisso, v.9) e athesmos (insubordinado, v.7). A partir do verso 10 temos algumas características do insubordinado, as principais são:
11.1. Despreza a autoridade (2 Pedro 2:10b).
11.2. Difama a autoridade (2 Pedro 2:10c).
11.3. Afronta a autoridade (2 Pedro 2:12).
12. O Senhor não poupará o insubordinado (2 Pedro 2:4), mas livrará da provação o submisso (2 Pedro 2:9).Sexta-feira: Estudo adicional
13. O Criador concedeu ao casal uma bela família e muito mais. Todos os sentidos eram aguçados e sua interação com o mundo natural era harmoniosa. Conforme Gênesis 1 e 2, eles possuíram:
13.1. Comunhão com o Criador.
13.2. Companhia dos anjos.
13.3. Vigor da árvore da vida.
13.4. Plena capacidade intelectual.
13.5. Conhecimento dos biomas.
13.6. Conhecimento das leis da natureza.
13.7. Fonte inesgotável de sabedoria.
13.8. Fonte inesgotável de prazer.
14. “A ordem e a harmonia da criação lhes falavam de sabedoria e poder infinitos.”9 de outubro de 2020 às 12:42 #16405Lição 2: A família
Sábado: A família
1. “Desde os tempos mais antigos, os fiéis em Israel haviam dado muita atenção à educação dos jovens” (Deuteronômio 6:7 e Provérbios 1:8). A Educação no lar pode ser feita através:
1.1. Dos cânticos (Deuteronômio 31:22 e Salmos 119:171).
1.2. Das orações (Jó 1:5 e Atos 12:5).
1.3. Da leitura (Neemias 8:2,3).
1.4. Do exemplo (Mateus 7:29).
2. Seja qual for a situação da família, há princípios bíblicos que ajudarão na educação familiar.Domingo: A primeira família
3. “O método de educação estabelecido no Éden era centralizado na família”. A educação nesse primeiro lar certamente contemplou:
3.1. Antes do pecado: as maravilhas da criação (Gênesis 1:31).
3.2. Após o pecado: o plano da redenção (Gênesis 3:15).
4. Em Gênesis 4:1 a 4, Caim e Abel levaram suas ofertas ao Senhor. Isso pressupõe que houve um ensino sobre o significado das ofertas e sacrifícios.Segunda-feira: A infância de Jesus
4. O que a Bíblia relata sobre o nascimento e infância de Jesus, apresenta alguns aspectos do caráter de Seus pais terrestres, essenciais para a educação do Messias:
4.1. Submissão de José (Mateus 1:24); submissão de Maria (Lucas 1:26 a 38).
4.2. Bondade de José (Mateus 1:19); gratidão de Maria (Lucas 1:46,47); humildade de Maria (Lucas 1:48 a 52).
4.3. Disposição de José (Mateus 1:18 a 24); disposição de Maria (Lucas 1:38).
5. Todas as características positivas de José e Maria foram vistas em Jesus. Isso traz à luz a importância de que o exemplo esteja em harmonia com os preceitos ensinados.Terça-feira: Comunicação
6. A verdade educação na família envolve comunicação e relacionamento edificante com:
6.1. Pais e professores (Deuteronômio 6:1 a 9; Provérbios 22:6):
6.1.1. Pela empatia.
6.1.2. Pelo companheirismo.
6.1.3. Pelo exemplo.
6.2. O Eterno Deus (Deuteronômio 6:5 a 7; Provérbios 9:10):
6.2.1. Pela oração.
6.2.2. Pelo estudo da Bíblia.
6.2.3. Pelo testemunho pessoal.Quarta-feira: A função dos pais
7. A família (Lucas 1:6 e Efésios 6:4) é o berço da igreja, da escola e da sociedade. Se os pais forem negligentes na educação dos filhos, todos sofrerão as consequências (Juízes 13:12). A Bíblia apresenta um ideal de cooperação, respeito e amor entre os pais nessa obra.
7.1. O pai deve ser (Efésios 5:25; Deuteronômio 6:7; 1 Timóteo 3:12):
7.1.1. Modelo bíblico de Cristo.
7.1.2. Professor dos filhos.
7.1.3. Líder espiritual da família.
7.2. A mãe deve ser (Provérbios 31:10; Deuteronômio 6:7; Efésios 5:22):
7.2.1. Mulher virtuosa.
7.2.2. Professora dos filhos.
7.2.3. Mulher respeitosa.Quinta-feira: Para não esquecer
8. Lembrar a maravilhosa atuação de Deus entre os israelitas em Deuteronômio 6, era central ara tudo o que os pais deveriam ensinar aos filhos.
8.1. Lembra que os pais devem se preparar para instruir seus filhos.
8.2. Lembrar que os pais devem dedicar tempo adequado a seus filhos.
8.3. Lembra que os princípios bíblicos se aplicam atualmente.
8.4. Lembrar de integrar os ensinos bíblicos à vida dos filhos.
9. A promessa divina de restauração final da raça humana deve ser sempre lembrada. Toda a vida e obra de Cristo deve ser o centro de nosso ensino.Sexta-feira: Estudo adicional
10. O trabalho de cooperação do pai com mãe na vida doméstica é a base do ensino. Professores e líderes religiosos comprometidos devem ser valorizados pelos pais.
11. Os filhos devem ser em preparados para usar seu poder de escolha com sabedoria em suas decisões sobre:
11.1. O Deus que conheceram na infância (Provérbios 22:6).
11.2. O tipo de pessoa que serão na maturidade (Salmos 119:11).16 de outubro de 2020 às 18:19 #16445Lição 3: A Lei como professor
Sábado: A Lei como professor
1. A Lei é um princípio, um preceito ou uma norma criada para estabelecer as regras que devem ser seguidas. Pode-se encontrar pelo menos três tipos de leis na Bíblia:
1.1. Lei Moral: ética e moral (Êxodo 20:1 a 17; Deuteronômio 5:6 a 21).
1.2. Lei Cerimonial: fé e esperança (Levítico 26:3 a 12).
1.3. Lei Nacional: política e econômica (Deuteronômio 15:7 a 18).
2. Em uma sociedade, a função das leis é regular os comportamentos e ações dos indivíduos de acordo com os princípios daquela sociedade.
3. Legalismo é atribuir um significado salvífico à Lei. O legalismo tem que ver com as motivações que estão por trás das ações. Entretanto, é importante citar o que o legalismo não é:
3.1. Não é observar a lei com rigor (Mateus 5:17 a 19).
3.2. Não é observar a lei com esforço (Mateus 5:20).
3.3. Não é observar leis cerimoniais (Atos 21:18 a 16).
4. Mas por que não podemos ser justificados pela lei?
4.1. Porque a lei não expia pecados passados (Gálatas 3:10, 11).
4.2. Porque a lei colocaria Deus em obrigação para com o homem (Romanos 4:4, 5).
4.3. Porque a lei anularia a graça de Deus ao tentar justificar (Gálatas 2:21; 3:21).Domingo: Amar e temer a Deus
5. Como internalizar a lei de Deus?
5.1. Ensinando a Lei (Deuteronômio 6:4 a 9).
5.2. Lembrando a Lei (Deuteronômio 6:20 a 25).
6. O temos a Deus vem do relacionamento com Ele. Esta relação produz experiências duradouras. Esse processo cria em nós temor e amor.Segunda-feira: Uma testemunha contra ti
7. No capítulo 31 de Deuteronômio existem três testemunhas contra Israel:
7.1. O cântico de Moisés (Deuteronômio 31:19 a 21).
7.2. O livro da Lei (Deuteronômio 31:26).
7.3. Os céus e a terra (Deuteronômio 31:28).
8. Existem seis predições de apostasia em Deuteronômio 31 (versos 16, 18, 20, 21b, 27 e 29). Elas divide-se em três grupos:
8.1. Idolatria (Deuteronômio 31:16, 18, 20).
8.2. Malícia (Deuteronômio 31:21b).
8.3. Rebeldia (Deuteronômio 31:27, 29).
9. A antecipação detalhada da apostasia de Israel tinha como objetivo alertar quanto a importância de reconhecer a autoridade e misericórdia de Deus.Terça-feira: Para que sejas bem-sucedido
10. Os mandamentos são princípios de convívio social e espiritual. Eles simplificam, em poucas palavras, os direitos e deveres dos seres no relacionamento com:
10.1. Teu Deus (Êxodo 20:2 a 11).
10.2. Teu próximo (Êxodo 20:12 a 17).
11. Tudo o que o homem faz só é relevante quando reflete o seu relacionamento com Deus. Sendo assim, a lei é um componente central no comportamento do ser humano.Quarta-feira: As lutas e dificuldades dos guardadores da lei
12. Na Bíblia, vemos que a existência do pecado no homem torna tudo um paradoxo:
12.1. Justos sofrem (Gênesis 4:1 a 8).
12.2. Injustos prosperam (Salmos 73:1 a 17(.
13. Depois da queda, o mal se torna inevitável. Mesmo que o mal seja inevitável, ainda podemos viver o bem. Nesse contexto a fidelidade se torna um sinônimo de esperança.
14. Relacionamentos prosperidade com bens materiais. Nesses sentido, os guardadores da lei nem sempre são prósperos. Em Jó, encontramos três tipos de prosperidade:
14.1. Prosperidade espiritual (Jó 1:1c).
14.2. Prosperidade familiar (Jó 1:2, 4).
14.3. Prosperidade material (Jó 1:3).
15. Jó nunca foi pobre. Apesar de Satanás ter devastado duas de suas riquezas (familiar e material), a principal delas ficou intacta: a sua riqueza espiritual (Jó 1:20 a 23).
16. Inexplicavelmente, nem todo obediente tem uma vida próspera, do ponto de vista material. Na Bíblia encontramos pessoas leais que foram prósperas e outras não:
16.1. Prosperidade:
16.1.1. Jó (Jó 1:1 a 3).
16.1.2. Abraão (Gênesis 12:1 a 9).
16.1.3. José (Gênesis 41:39 a 45).
16.2. Tribulação:
16.2.1. Abel (Gênesis 4:8).
16.2.2. Elias (1 Reis 17:9).
16.2.3. João Batista (Marcos 6:25 a 27).
17. A lealdade a Deus não é garantida de prosperidade, mas sim de eternidade (Hebreus 11:13 a 16).Quinta-feira: Jesus, nosso Exemplo
18. Cristo foi o supremo Exemplo de obediência aa Deus. Tal obediência era evidenciada por:
18.1. Respeito (Lucas 2:51).
18.2. Dependência (João 8:28).
18.3. Submissão (Hebreus 5:8).
19. Em Sua obediência perfeita, Jesus nos mostra como desenvolver um relacionamento de fé com o Pai.Sexta-feira: Estudo adicional
20. O amor, base da criação e redenção, é o fundamento da educação verdadeira. Isso se evidencia na lei que Deus deu como guia de vida. Ela é perfeita (Salmos 19:7) e produz:
20.1. Restauração à alma (Salmos 19:7a).
20.2. Sabedoria aos simples (Salmos 19:7b).
20.3. Alegria ao coração (Salmos 19:8a).
20.4. Claridade aos olhos (Salmos 19:8b).23 de outubro de 2020 às 18:05 #16446Lição 4: Os olhos do Senhor: a cosmovisão bíblica
Sábado: Os olhos do Senhor: a cosmovisão bíblica
1. É importante avaliar as diferenças da cosmovisão cristã [A] e a cosmovisão secularizada [B]:
1.1. [A] O homem foi criado (Gênesis 1:1) versus [B] o homem não foi criado.
1.2. [A] O homem foi corrompido (1 Coríntios 15:2) versus [B] o homem foi corrompido.
1.3. [A] O homem foi resgatado (Lucas 19:10) versus [B] o homem não foi resgatado.
1.4. [A] O homem será transformado (Filipenses 3:21) versus [B] o homem não será transformado.
1.5. [A] O homem será eterno versus [B] o homem não será eterno.
2. Nossa visão de mundo (cosmovisão ou paradigmas) jamais fica na neutralidade. Precisamos usar as lentes do Senhor e depois ensinar aos outros (jovens e idosos).Domingo: Os olhos do Senhor
3. Para a educação cristã é fundamental conhecer a realidade de Deus e o top de Deus que Ele é:
3.1. Deus é onipotente (Lucas 1:26 a 35).
3.2. Deus é amor (João 3:16).
3.3. Deus é onipresente (Provérbios 15:3).
3.4. Deus é eterno (Isaías 45:21).
3.5. Deus é onisciente (Salmos 139:1 a 4).Segunda-feira: A pergunta de Leibniz
4. Para a pergunta de Leibniz: “Por que há algo em vez de nada?”, existe pelo menos duas teorias que se opõem à doutrina bíblica da criação (Gênesis 1:1):
4.1. Evolucionismo Teísta: Deus usou formas de vida anteriores e extintas para produzir as formas de vida.
4.2. Evolucionismo Ateísta: as formas de vida que vemos hoje surgiram de formas. De vida anteriores e extintas.
4.3. Criacionismo: Deus criou formas de vida, sem usar formas de vida anteriores e extintas.Terça-feira: A cosmovisão bíblica
5. O ateu e o cristão veem o arco-íris de formas diferentes:
5.1. Ateu: apenas como fenômeno natural.
5.2. Cristão: também como aliança divina (Gênesis 9:13 a 16).
6. A cosmovisão bíblica é o “filtro” pelo qual devemos ver e compreender o mundo (Efésios 6:12; Marcos 13:7; Romanos 5:8; Romanos 8:28; Eclesiastes 9:5; Apocalipse 20:5, 6).Quarta-feira: Adorai o Redentor
7. O Deus que nos criou é o mesmo que Se fez homem e levou sobre Si nossos pecados (João 1:1 a 14). Em reposta a tão grande demonstração de amor somos chamados à:
7.1. Temer a Deus (Apocalipse 14:7a).
7.2. Glorificar ao Senhor (Apocalipse 14:7b).
7.3. Adorar ao Criador (Apocalipse 14:7c).Quinta-feira: A lei de Deus
8. Nos Dez Mandamentos aprendemos também princípios para melhorar nosso relacionamentos:
8.1. Lealdade (Êxodo 20:3).
8.2. Ortodoxia (Êxodo 20:4 a 6).
8.3. Reverência (Êxodo 20:7).
8.4. Dependência (Êxodo 20:8 a 11).
8.5. Respeito (Êxodo 20:12).
8.6. Vivacidade (Êxodo 20:13).
8.7. Fidelidade (Êxodo 20:14).
8.8. Honestidade (Êxodo 20:15).
8.9. Integridade (Êxodo 20:16).
8.10. Gratidão (Êxodo 20:17).
9. A Lei de Deus é o código moral que nos mostra o que realmente é bom aos olhos do Pai.Sexta-feira: Estudo adicional
10. Cosmovisão (visão do mundo) é uma interpretação do “mundo”. Algumas perguntas da cosmovisão são:
10.1. Qual a origem e significado do universo? (Gênesis 1).
10.2. Qual a origem e propósito do homem? (Gênesis 2).
10.3. Qual a verdade última? (João 14:6).
10.4. Qual a forma correta de viver? (Apocalipse 1:3).
11. A percepção de Deus, do universo e do homem é a base para a verdadeira cosmovisão.30 de outubro de 2020 às 19:07 #16449Lição 5: Jesus como Mestre dos mestres
Sábado: Os olhos do Senhor: a cosmovisão bíblica
1. Desde os tempos apostólicos os ensinos do evangelho permanecem como um poder transformador e disponível a todos, mas seus efeitos dependem dos ouvintes:
1.1. Para o que rejeitam versus aqueles que aceitam o ensino:
1.1.1. Oculto (2 Coríntios 4:2) versus manifesto (2 Coríntios 4:2).
1.1.2. Encoberto (2 Coríntios 4:3) versus resplandecente (2 Coríntios 4:4).
1.1.3. Cego (2 Coríntios 4:4) versus glorioso (2 Coríntios 4:4).
1.1.4. Trevas (2 Coríntios 4:6) versus iluminado (2 Coríntios 4:2 e 6).Domingo: Revelando o Pai (parte 1)
2. Embora a natureza revele de forma parcial (Romanos 1:20 a 22, Salmos 19:1) e a Bíblia de forma mais clara (2 Timóteo 3:16), a vida de Jesus é a maior revelação de Deus e de Seu caráter justo e amoroso (Hebreus 1:1 a 3).
2.1. Jesus é resplendor da glória de Deus (Hebreus 1:2).
2.2. Jesus é a expressão exata de quem é Deus (Hebreus 1:3).
2.3. Jesus é o adorado Filho de Deus (Hebreus 1:6).
2.4. Jesus é a perfeita imagem de Deus (2 Coríntios 4:4).
3. Portanto, ao contemplar Jesus são desfeitas as visões errôneas sobre Deus.Segunda-feira: Revelando o Pai (parte 2)
4. Os evangelhos apresentam Jesus como aquele que tira o mundo das trevas e leva seus habitantes para a luz, pois:
4.1. Ele criou a luz para o planeta (João 1:3 e Gênesis 1:3).
4.2. Ele trouxe a luz para os profetas (João 1:8 e 9).
4.3. Ele revelou a luz para os perdidos (João 1:4 e Mateus 4:16).
4.4. Ele tornou em luz seus discípulos (Mateus 5:14).
5. Essa luz é suficiente para crermos que aquele que vê Jesus, contempla o Pai (João 14:9).Terça-feira: Lendo a mente do Mestre dos mestres
6. A Bíblia apresenta Jesus como nosso Substituto, pois Ele:
6.1. Sendo Rico, tornou-se pobre (2 Coríntios 8:9).
6.2. Sendo Senhor, tornou-se servo (Filipenses 2:7).
6.3. Sendo Deus, tornou-se homem (Filpenses 2:7).
6.4. Sendo Bênção, tornou-se maldição (Gálatas 3:13).
7. Nossa maldição custou uma vida de abnegação e morte de cruz para o Salvador. Devemos, então, crucificar o eu (Gálatas 2:20), viver em união (Filipenses 1:5 a 8) e adorá-Lo (João ;23, 24).Quarta-feira: O Mestre dos mestres e a reconciliação
8. A vinda de Cristo ao mundo, Sua morte, Sua intercessão, Seu retorno, o julgamento dos salvos e perdidos e a restauração do mundo em uma nova terra o objetivo de pôr fim aos questionamentos da justiça divina trazidos por Satanás diante do universo (Jó 1:6 e Apocalipse 11:7).
8.1. O universo compreende a justiça divina (Filipenses 2:10 e 11).
8.2. Os salvos louvam a justiça divina (Apocalipse 1:3).
8.3. Os ímpios são destruídos pela justiça divina (Apocalipse 20:15).
9. Através de Sua obra, Cristo reconcilia o universo (Colossenses 1:20) e o homem com Deus (2 Coríntios 5:19).Quinta-feira: Os primeiros discípulos do Mestre dos mestres
10. Algumas importantes lições que aprendemos dos primeiros discípulos de Jesus:
10.1. Maria cumpriu a vontade divina (Lucas 1:38).
10.2. José submeteu-se à ordem divina (Mateus 1:24).
10.3. Pastores anunciaram a mensagem divina (Lucas 2:17).
10.4. Magos acreditaram na promessa divina (Mateus 2:2, 11).
11. Anjos foram enviados como auxiliadores dos primeiros discípulos, inclusive dos magos do Oriente. Os anjos continuam auxiliando os que herdarão a salvação (Hebreus 1:14).Sexta-feira: Estudo adicional
12. “Todo verdadeiro trabalho educativo centraliza-se no Mestre”. É inútil buscar:
12.1. Ser sábio: longe da Sabedoria (Tiago 1:5).
12.2. Ser verdadeiro: longe da Verdade (João 14:6).
12.3. Ser iluminado: longe da Luz (João 1:4).
12.4. Ser vivo: longe da Vida (João 14:6).
13. “Caro professor, […] como o mais elevado preparo para o seu trabalho, indico-lhe as palavras, a vida e os métodos do Príncipe dos professores”.6 de novembro de 2020 às 18:21 #16451Lição 6: Outras lições do Mestre dos mestres
Sábado: Outras lições do Mestre dos mestres
1. Sejam quais forem as nossa diferenças, uma coisa nos iguala: nossa natureza pecaminosa. A seguir, eis alguns exemplos da vergonha que a culpa do pecado traz:
1.1. Um casal que é encontrado em desobediência (Gênesis 3:8 a 13).
1.2. Uma mulher que é flagrada em adultério (João 8:4).
1.3. Um rei que é acusado de adultério (2 Samuel 12).
2. A morte de Cristo foi em favor de toda a humanidade. Por isso, o evangelho é universal. A educação cristã deve nos mostrar Jesus como única solução para nossa trágica situação.Domingo: Em vez de se esconder
3. Comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal era proibido porque ela representava a tentação em rejeitar a soberania de Deus.
3.1. Antes do pecado, o homem tem comunhão com Deus (Gênesis 2).
3.2. Após o pecado, o homem se esconde de Deus (Gênesis 3:8).
4. O plano da salvação é a reação de Deus à resposta de Adão e Eva. Eles estavam se escondendo e Deus veio resgate-los (Gênesis 3:9 a 15).Segunda-feira: Fuga
5. Jacó enganou seu irmão e seu pai, e agora estava pagando por isto.
5.1. Jacó fugiu de seu lar (Gênesis 27:42 a 43) e Deus promete um lar abençoada a Jacó (Gênesis 28:13).
5.2. Jacó separou-se de sua família (Gênesis 31:38) e Deus promete uma família abençoada a Jacó (Gênesis 28:14).
6. Deus garantiu a Jacó que estaria com ele e o guardaria durante toda a sua jornada (Gênesis 28:13 a 15).Terça-feira: O Rabi Jesus
7. O Verbo divino habitou entre nós cheio de graça e verdade (João 1:1, 14). Seus ministério foi reconhecida como:
7.1. Cordeiro (João 1:29): o maior Substituo que o mundo conheceu.
7.2. Rabi (João 1:38): o maior Mestre que o mundo conheceu.
8. Por meio de Jesus, podemos aprender sobre a vontade de Deus e sobre o Seu caminho. A verdadeira educação nos conduz ao Mestre que Se fez Homem para nos salvar (Filipenses 2:6 a 8).
9. Jesus é:
9.1. Preexistente (João 8:58).
9.2. Divino (Colossenses 2:9).
9.3. Eterno (Isaías 9:6).
9.4. Onipotente (Hebreus 1:3).
9.5. Onipresente (Mateus 28:20).
9.6. Onisciente (João 4:18).
10. Portanto, somente Jesus poderia nos regatar do pecado. O nosso Criador veio nos resgatar em pessoa e, em breve, virá nos buscar.Quarta-feira: A mulher que retrucou
11. A história da cananeia (Mateus 15:21 a 28) revela como Jesus estimulou sua fé de maneira bem peculiar.
11.1. O clamor:
11.1.1. Um pedido fervoroso (v. 22).
11.1.2. Um silêncio estrondoso (v. 23a).
11.1.3. Um conselho desagradável (v. 23b).
11.2. A resposta:
11.2.1. A prioridade é explicada (v. 24).
11.2.2. O pedido é refeito (v. 25).
11.2.3. O argumento é reforçado (v. 26).
11.3. A reviravolta:
11.3.1. O pedido persiste (v. 27).
11.3.2. O elogio aparece (v. 28).
11.3.3. O milagre acontece (v. 28).
12. As respostas de Jesus não foram deselegantes ou ríspidas. Jesus estava apenas incentivando a mulher a demonstrar o quanto ela queria e precisava do milagre em sua filha.Quinta-feira: Um aluno que entende
13. Os discípulos de Jesus pareciam ansiosos para estar ao Seu lado. Ao mesmo tempo, pareciam confusos ou “cegos” (Marcos 8:3 a 33). Porém, o Mestre encontrou um que realmente “enxergava”. O cego Bartimeu:
13.1. Entendeu quem Jesus era (Marcos 10:47a).
13.2. Entendeu o que Jesus fazia (Marcos 10:47b).
13.3. Entendeu qual era sua necessidade (Marcos 10:51).
13.4. Entendeu o que Jesus queria dele (Mateus 10:52).
14. A educação cristã nos ensina a seguir a jesus e, amo mesmo tempo, testemunhar sobre o plano de salvação (hebreus 5:12 a 14).Sexta-feira: Estudo adicional
15. Quando realmente aceitarmos Jesus, o Mestre dos mestres, teremos o desejo de:
15.1. Refletir Sua imagem (2 Coríntios 2:18).
15.2. Fazer Sua vontade (João 14:15).
15.3. Aprender Seus ensinamentos (Mateus 11:29).
16. Na companhia de Jesus Cristo, o dever “tornar-se um deleite” (Caminho a Cristo, p. 59).13 de novembro de 2020 às 21:52 #16453Lição 7: Adoração no contexto da educação
Sábado: Adoração no contexto da educação
1. A adoração faz parte da natureza humana, mas a necessidade de adorar foi distorcida pelo pecado. Como adoradores, podemos escolher entre:
1.1. Adorar a Deus (Mateus 4:10) e adorar da forma correta (João 4:24).
1.2. Não adorar a Deus (Deuteronômio 11:17) e não adorar da forma correta (Isaías 29:13).
2. A adoração é algo central na experiência cristã e, por isso, a educação cristã deve tratar dessa questão.Domingo: Todos adoramos alguma coisa
3. A história de Daniel 2 mostra que vale a pena adorar Aquele que é unicamente digno. Por adorarem somente a Deus, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego:
3.1. Não veneraram a estátua de ouro (v. 12).
3.2. Não duvidaram da providência divina (v. 17).
3.3. Não tiveram medo da morte (v. 18).
4. Aquilo que mais amamos, mais nos concentramos ou pelo que vivemos é o nosso objeto de adoração. Portanto, todos (sem exceção) adoram algo ou alguém.Segunda-feira: Que os transmitissem a seus filhos
5. Analisando o Salmo 78: 1 a 16, é fácil perceber que esse cântico de louvor destaca a importância de:
5.1. Transmitir a adoração a Deus para as gerações futuras (vs. 3 a 6).
5.2. Obedecer e confiar em Deus acima de todas as coisas (vs. 7, 8).
5.3. Lembrar que Deus nos livrou no passado e pode nos livrar hoje (vs. 12 a 16).Terça-feira: Em espírito e em verdade
6. Para a mulher no poço, Jesus disse que “Deus é espírito; e importa que os Seus adoradores O adorem em espírito e em verdade” (João 4:24). O que isso significa?
6.1. Adorar em Espírito: vem do amor a Deus, da experiência de conhecê-Lo pessoalmente.
6.2. Adorar em Verdade: vem do conhecimento correto de Deus, de saber quem Ele é e o que exige de nós.
7. O espírito sem a verdade pode levar a um sentimentalismo barato; a verdade sem espírito pode levar a um formalismo morto.Quarta-feira: A beleza da santidade
8. A passagem de 1 Crônicas 16:1 a 36 ressalta dois aspectos importantes da adoração:
8.1. Alegria (vs. 10, 23, 31).
8.2. Respeito (vs. 24, 24, 30).
9.Além disso, também aprendemos que há beleza na santidade de Deus e na adoração proposta por Ele (1 Crônicas 16:29).Quinta-feira: Idolatria na educação
10. Muitos ensinamentos nas escolas seculares são baseados em uma visão naturalista da realidade e contrária às Escrituras.
10.1. A escola ensina:
10.1.1. Evolução das espécies.
10.1.2. Verdade relativa.
10.1.3. Inexistência de Deus.
10.2. A Bíblia ensina:
10.2.1. Criação do mundo (Gênesis 1 e 2).
10.2.2. Verdade absoluta (João 14:6).
10.2.3. Existência de Deus (1 Crônicas 17:20).
11. A única forma de crer nos falsos ensinos é distorcendo as Escrituras, algo que a educação cristã jamais deve fazer.Sexta-feira: Estudo adicional
12. Os professores (de todas as disciplinas) ligados a educação cristã deveriam sempre:
12.1. Entender plenamente os propósitos divinos (Jeremias 1:5).
12.2. Examinar frequentemente os seus corações (Jeremias 17:9).
12.3. Esforçar-se totalmente para ensinar a verdade (Jeremias 3:15).
12.4. Experimentar diariamente a presença de Deus (Jeremias 29:13).20 de novembro de 2020 às 20:09 #16454Lição 8: Educação e redenção
Sábado: Educação e redenção
1. A Bíblia conta uma longa história a respeito de Deus e de Seu povo:
1.1. Uma história de amor: através da rebelião, a criatura se distanciou de seu Criador.
1.2. Uma história de redenção: através do arrependimento, o filho rebelde pode se aproximar de seu Pai.
2. A história bíblica nos apresenta a garantia de um final feliz. É um convite para conhecer a Deus e compreender Sua vontade.Domingo: À imagem de Deus
3. De todas as formas de vida, o ser humano é o que mais se parece com Deus, através da similaridade, compatibilidade intelectual e espiritual (Gênesis 1:26, 27, 5:1, 3).
4. A educação ajuda a restaurar no ser humano a imagem de seu Criador:
4.1. Ensinando as pessoas a terem um relacionamento autêntico com Ele.
4.2. Ensinando as pessoas a Sua vontade, em Sua Palavra.Segunda-feira: Jesus como Professor
5. Para Jesus, a profissão e a obra do ensino foram uma forma especialmente apropriada de desempenhar Seu ministério. Sua obra de redenção é semelhante à obra de ensino. A função de ensino de Jesus em Isaías 11:1 a 9:
5.1. Jesus tem sabedoria, conhecimento e conselho.
5.2. s pessoas são beneficiadas pelo conhecimento de Jesus.
6. O ensino é um dom de Deus comissionado pelo Senhor. A autoridade para ensinar vem de Deus e os que são ensinados podem reconhecer Deus em seus mestres.Terça-feira: Moisés e os profetas
7. Algumas funções das Escrituras são apresentadas em 2 Timóteo 3:14 a 17:
7.1. Ensinar (v. 16a).
7.2. Repreender (v. 16b).
7.3. Corrigir (v. 16c).
7.4. Educar (v. 16d).
7.5. Habilitar (v. 17).
8. A Bíblia apresenta de maneira impressionante alguns bons exemplos de sucesso educacional: Ester, Rute, Daniel e Jó. Estes relatos apresentam lições práticas sobre a vida cotidiana para os cristãos.Quarta-feira: Homens e mulheres sábios
9. De acordo com a Bíblia, a sabedoria é algo que se aprende com os pais e professores, especialmente quando se é jovem (Eclesiastes 12:1(.
10. A importância da sabedoria de acordo com 1 Reis 4:
10.1. Permite que se tenha conhecimento amplo (v. 29 a 31).
10.2. Permite que se exerça influência positiva (v. 32 a 34).
11. A sabedoria descrita na Bíblia tem um aspecto prático: pode-se aprender sobre economia, planejamento e relacionamentos.Quinta-feira: Educação na igreja primitiva
12. O mestre Jesus ensinou sobre:
12.1. A educação contínua através do Espírito Santo (João 14:16).
12.2. A orientação eficaz através do Espírito Santo (João 14:26).
13. O mestre Paulo ensinou sobre:
13.1. O Espírito Santo revelando a sabedoria divina (1 Coríntios 2:10).
13.2. O Espírito Santo revelando a vontade divina (1 Coríntios 2:11 a 16).Sexta-feira: Estudo adicional
14. A Grande Comissão (Mateus 28:18 a 20) desencadeou um movimento religioso extraordinário, e os seus resultados podem ser conferidos no livro de Atos:
14.1. Os missionários foram espalhados (Atos 8:1 a 4).
14.2. Os povos foram discipulados (Atos 10:1 a 33).
14.3. Os discipulados foram ensinados (Atos 10:34 a 43).
14.4. Os ensinados foram batizados (Atos 10:44 a 48).27 de novembro de 2020 às 19:54 #16456Lição 9: A igreja e a educação
Sábado: A igreja e a educação
1. A igreja possui a responsabilidade de transmitir o evangelho ao mundo (Marcos 16:15). Isso se dá através de um processo ensino-aprendizagem, onde a igreja deve se portar como:
1.1. Sal e luz (Mateus 5:13 a 16).
1.2. Família (Efésios 2:19).
1.3. Coluna (1 Timóteo 3:15).
1.4. Ponte (2 Coríntios 5:18, 19).
2. A igreja deve ser relevante no seu ensino e procedimento, dando base sólida para quem vier aprender do Grande Mestre (Mateus 11:29).Domingo: A verdadeira educação cristã
3. A educação cristã tem como essência o amor, que deve ser expresso em relação à Deus e ao próximo, ao mesmo tempo (1 João 4:20). Dessa forma:
3.1. Devemos amar porque Deus nos ama (1 João 4:19).
3.2. Devemos amar porque somos dEle (1 João 4:7).
3.3. Devemos amar como Ele nos ama (1 João 4:10).
3.4. Devemos amar sem fazer acepção (Tiago 2:8, 9).
3.5. Devemos amar aliviando o sofrimento (1 João 3:17).
3.6. Devemos amar de fato e verdade (1 João 3:18).
4. Aqueles que estão na escola de Cristo são reconhecidos por amar uns aos outros (João 13:15; 1 João 3:10).Segunda-feira: Chamados a viver como luz
5. O mundo encontra-se em uma escuridão moral e espiritual. A Igreja é convocada para se opor a escuridão (Mateus 5:16). Ser luz é:
5.1. Ser chamado (Mateus 5:14).
5.2. Ser relevante (Mateus 5:14, 15).
5.3. Ser abrangente (Mateus 5:15).
5.4. Ser coerente (Mateus 5:16).
5.5. Ser glorificador (Mateus 5:16).
6. “Nosso papel neste mundo deve ser de relevância. Relevância tal como das lamparinas daqueles dias para um mundo que está em trevas.”Terça-feira: Vivendo como discípulos
7. Jesus comissionou a igreja a fazer discípulos. Esse processo, inclui o ensino de “todas as coisas que vos tenho ordenado” (Mateus 28:18 a 20). Todo discípulo deve aprender a:
7.1. Ter Jesus como exemplo (1 Coríntios 11:1).
7.2. Obedecer aos mandamentos (João 15:10).
7.3. Praticar a Palavra (Tiago 1:22).
7.4. Ser servio (Mateus 20:26 a 28).
7.5. Amar ao próximo (João 13:35).
7.6. Carregar sua cruz (Mateus 10:38).
8. O discípulo de Cristo é um perpetuador dos princípios e valores do Reino. Deve apresentar ao mundo, aquilo que lhes é estranho: o amor (João 17:25, 26).Quarta-feira: Buscando a verdade
9. Aletheia é a palavra traduzida no Novo Testamento como verdade, ela possui o sentido de não-oculto. A verdade deve ser algo revelado e deve ficar exposto a todos. As Escrituras apresentam cinco verdades absolutas:
9.1. Deus (Jeremias 10:10).
9.2. Jesus (João 14:6).
9.3. Espírito Santo (1 João 5:6).
9.4. Bíblia (João 17:17).
9.5. Lei (Salmos 119:151).Quinta-feira: Compartilhando nossa vida
10. O cristão é chamado para uma vida em comunidade (Romanos 12:4, 5). Esse ambiente, nutrido com o sincero amor cristão, propicia um sólido desenvolvimento ao discípulo. Como necessidades da vida em comunidade podem ser citadas:
10.1. Sinceridade no amor (1 João 4:20, 21).
10.2. Sinceridade no falar (Efésios 4:25).
10.3. Sinceridade na missão (1 Pedro 4:10).
10.4. Sinceridade no servir (Gálatas 5:13).
10.5. Sinceridade no perdoar (Efésios 4:32).
10.6. Sinceridade no viver (1 João 1:67).
11. A vida em comunidade deve ter Jesus como base, e reproduzir seu comportamento transparente e sincero (Mateus 5:37).Sexta-feira: Estudo adicional
12. O Sermão do Monte foi uma aula ministrada por Jesus, onde Ele apresentou os princípios fundamentais do Reino de Deus. As premissas do reino são:
12.1. Nossa felicidade não é deste mundo (Mateus 5:3 a 12).
12.2. Nossa conduta não é deste mundo (Mateus 5:13 a 48).
12.3. Nossa comunhão não é deste mundo (Mateus 6:5 a 34).
12.4. Nossa esperança não está neste mundo (Mateus 7:13 a 27).
13. Esses princípios não se limitam ao mundo renovado, eles devem ser vivenciados ainda nesse mundo caído – “Porque o Reino de Deus está dentro de vós” (Lucas 17:21).4 de dezembro de 2020 às 18:26 #16470Lição 10: Educação em artes e ciências
Sábado: Educação em artes e ciências
1. A educação inclui o que tem sido chamado de “artes e ciências” e deve ser orientada pelas escrituras para que todas as áreas do saber mostrem a grandiosidade de Deus (Salmos 139:13 a 16; Êxodo 31:3; Daniel 2:21; Isaías 33:6; Colossenses 2:8).
2. Para ensinara de uma perspectiva bíblica, é essencial relacionar:
2.1. As questões práticas da vida.
2.2. O poder criador de Deus.Domingo: Somente o Senhor
3. Apesar do pecado e da devastação humana, a natureza, quando estudada corretamente, indica que:
3.1. Há um Criador que se revela através dela (Romanos 1:18 a 21).
3.2. Há um Criador que mantém e guarda a vida de todos (Neemias 9:6).
3.3. Há um Criador que tem Seu caráter discernido nas coisas criadas (Salmos 19:1 a 6).
3.4. Há criaturas que rejeitam essa revelação e são inescusáveis (Romanos 1:18 a 21).
4. Nesta época materialista, de crescente exaltação das forças naturais, a educação cristã precisa abordar o estudo das artes e das ciências partindo da premissa de que Deus é o Criador e Mantenedor de todas as coisas.Segunda-feira: A beleza da santidade
5. Deve-se ter cuidado para não adorar a criação em vez do Criador (Romanos 1:25). A beleza da criação ensina sobre Deus e Seu amor, pois Ele é o Criador do belo.
6. A educação cristã, baseada nas Escrituras, ajuda a fazer a distinção entre as coisas belas, santas e boas daquelas que não são:
6.1. Deus criou e compartilhou a beleza (Gênesis 1:31).
6.2. O inimigo distorceu e explorou a beleza (Provérbios 31:30).
6. “Nenhuma beleza exterior pode ser comparada à beleza de um caráter santo.” (1 Pedro 3:3, 4).Terça-feira: Especialistas no erro
7. As palavras regeneradoras ensinadas por Cristo se contrapõem àqueles que ensinam “a falsa ciência” aos quais denominamos “especialistas no erro”. Conforme 1 Timóteo 6:11, os principais elementos a serem ensinados e seguidos são:
7.1. Amor.
7.2. Fé.
7.3. Piedade.
7.4. Justiça.
7.5. Mansidão.
7.6. Constância.
8. Paulo exortou Timóteo a se contrapor à “outra doutrina e à falsa ciência de seus dias”. Os cristãos devem também combater “a falsa ciência” da atualidade.Quarta-feira: Tolice e sabedoria
9. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Provérbios 1):
9.1. O tolo despreza a sabedoria e o ensino (v. 7).
9.2. O sábio não se deixa seduzir pelos pecadores (v. 10).
9.3. O sábio ouve as instruções de sabedoria de seus pais (v. 8).
10. Quem atende à Palavra de Deus não teme o mal (Provérbios 1:33).Quinta-feira: O Senhor respondeu a Jó
11. As Escrituras ensinam que Deus criou todas as coisas e continuamente as sustenta. Cristo diz “meu Pai trabalha ate agora…” (João 5:17). Sendo assim:
11.1. A natureza testifica de uma inteligência superior (Jó 38:4 a 7).
11.2. A natureza testifica de um poder que opera em suas leis (Jó 38:10, 11).
11.3. A natureza testifica que é serva do Criador (Jó 38:26, 27).
12. Há ciências que apontam, com pressupostos ateístas e materialistas, o surgimento da vida através da mistura aleatório de substâncias químicas. É preferível acreditar no Deus de Jó.Sexta-feira: Estudo adicional
13. Chaves memoráveis para o ensino, presentes também no Sermão do Monte:
13.1. Não alimentar falsas esperanças (Mateus 5:20 e Jeremias 23:16).
13.2. Evitar resistências (Mateus 5:25; Atos 6:10; Jó 41:10).
13.3. Apresentar algo melhor (Mateus 5:41 a 48; Atos 6:10).
14. “As verdades que ensinou não são menos importantes para nós do que para a multidão que o seguia. Não menos do que eles, necessitamos aprender os princípios fundamentais do reino de Deus”.11 de dezembro de 2020 às 18:38 #16472Lição 11: O cristão e o trabalho
Sábado: O cristão e o trabalho
1. Em todos os tempos, as pessoas são convidadas a considerar o trabalho como uma benção de Deus. E temos bons exemplos na Bíblia:
1.1. Adão e Eva: cuidavam do jardim (Gênesis 2:15).
1.2. Davi: pastoreava ovelhas (1 Samuel 16:11).
1.3. Jesus: trabalhava com carpintaria (Marcos 6:3).
1.4. Paulo: fabricava tendas (Atos 18:1 a 4).
2. O trabalho é ideia de Deus. Mesmo no mundo não caído, sem pecado, morte e sofrimento, a humanidade deveria trabalhar.Domingo: Os muitos aspectos do trabalho
3. A palavra “trabalho” pode possuir muitos significados.
3.1. Para alguns, é um presente de Deus (Eclesiastes 3:13).
3.2. Para outros, uma forma penosa de sustento (Gênesis 3:19).
4. Os cristãos precisam exerçam o trabalho como Deus deseja. Compreendido da maneira correta, o trabalho pode até ser uma possibilidade de ministério.Segunda-feira: Trabalho e educação
5. Deus nos deu a “obra das nossas mãos” para encontrarmos satisfação e alegria, mas também para que pudéssemos abençoar aos outros. Devemos ter:
5.1. Mãos trabalhadoras (Deuteronômio 16:15).
5.2. Mãos abençoadoras (Atos 20:35).
6. Paulo declarou que devemos trabalhar, fazendo algo útil com nossas mãos, para que possamos ter algo para compartilhar com os outros (Efésios 4:28).Terça-feira: Trabalho e excelência
7. A atenção de Deus para com os detalhes na construção de Seu santuário revela um espírito predominante de excelência. Embora o padrão fosse elevado, Deus:
7.1. Deu instruções precisas sobre o que fazer (Êxodo 25:23 a 30).
7.2. Capacitou os escolhidos para o trabalho (Êxodo 21:1 a 6).
8. O fato de sermos seres humanos caídos e pecadores não é desculpa válida para tratar qualquer tarefa com nada menos que a máxima dedicação.Quarta-feira: Trabalho e espiritualidade
9. Trabalho e espiritualidade são aspectos inseparáveis na vida do cristã. O cristianismo não é uma “peça de roupa” que pode ser colocada ou tirada de acordo com a conveniência. De acordo com Gálatas 5:22, 23, o fruto do Espírito é:
9.1. Amor.
9.2. Alegria.
9.3. Paz.
9.4. Longanimidade.
9.5. Benignidade.
9.6. Bondade.
9.7. Fidelidade.
9.8. Mansidão.
9.9. Domínio Próprio.
10. Quais qualidades descritas por Paulo nessa passagem também descrevem você e seu trabalho ou atividades diárias?Quinta-feira: Trabalho e mordomia
11. Embora o dinheiro seja um aspecto importante da mordomia limitá-la apenas ao aspecto financeiro é uma visão estreita. No “sacerdócio santo” (1 Pedro 2:5), devemos prestar conta de todos os nossos dons. Mordomia envolve:
11.1. Nossos recursos
11.2. Nossos talentos.
11.3. Nosso tempo.
11.4. Nossa energia.
12. Não compartimentalize a sua vida religiosa, limitando Deus a um dia ou a apenas uma área da vida, rejeitando a presença dEle nas outras.Sexta-feira: Estudo adicional
13. Em Eclesiastes 2:18 a 24, Salomão mostra o trabalho em suas duas faces: como uma benção e uma maldição. Para você, o que o trabalho representa?
13.1. Monotonia, excesso, supervalorização?
13.4. Alegria, equilíbrio, valorização?
14. “[O trabalho] fazia parte do grande plano de Deus para restaurar o ser humano da ruína e da degradação do pecado”.18 de dezembro de 2020 às 19:07 #16475Lição 12: Sábado: experimentado e vivendo o caráter de Deus
Sábado: Experimentado e vivendo o caráter de Deus
1. Segundo Jesus, o sábado é uma oportunidade para:
1.1. O ensino (Lucas 13:10).
1.2. O relacionamento (Marcos 1:29 a 31).
1.3. O testemunho (Marcos 3:4).
2. Por meio das três ênfases de Gênesis 2:2, 3, Cristo nos ensina por meio do Seu exemplo, atesta por meio de Sua benção e estabelece um relacionamento conosco.Domingo: Tempo para admirar
4. O relato de Gênesis 2 tinha por objetivo ensinar ao povo que, por meio da admiração da criação, eles poderiam aprender da mesma maneira que Adão aprendeu sobre o Criador. Podemos relacionar o que ele observou com o que aprendeu:
4.1. Os animais: Adão aprendeu que deveria dominar sobre a terra, como Deus domina o universo (Gênesis 2:19).
4.2. A vegetação: Adão aprendeu que deveria ser mordomo e Deus seria o Senhor (Gênesis 2:15).
4.3. A mulher: Adão aprendeu que deveria viver se relacionando, como Deus vive em relacionamento (Gênesis 2:23).Segunda-feira: Tempo de redescoberta
5. No Egito, por 400 anos, os hebreus perderam sua identidade como consequência do abandono da guarda do sábado. A fim de recobrar ambos, Deus tipificou os princípios do sábado na experiência do maná.
5.1. Deus abençoou o sábado (Gênesis 2:3a); Ele providenciou o maná (Êxodo 16:22).
5.2. Deus descansou no sábado (Gênesis 2:2); Ele preservou (Êxodo 16:24).
5.3. Deus santificou o sábado (Gênesis 2:3b); Ele reivindicou (Êxodo 16:23).
6. O maná foi um método pedagógico usado por Deus para educar Seu povo na prática e conhecimento.
7. Embora historicamente o maná fora divinamente providenciado para atender as necessidades físicas do povo, ele era uma clara referência às necessidades espirituais.
7.1. Sábado:
7.1.1. Seis dias trabalhavam (Êxodo 20:9).
7.1.2. Dia da preparação (Êxodo 23:54).
7.1.3. Lembrado na Lei (Êxodo 20).
7.2. Maná:
7.2.1. Seis dias colhiam maná (Êxodo 16:21).
7.2.2. Dia do maná dobrado (Êxodo 16:22).
7.2.3. Lembrado na arca (Êxodo 16:32)/
8. Cristo apresentou-Se como sendo “o pão da vida” (João 6:35) e o “Senhor do sábado” (Marcos 2:28). Com isto, entendemos claramente que ambas símbolos convergem para Ele.Terça-feira: Tempo para descobrir prioridades
9. Guardar o sábado não significa necessariamente intimidade com Deus. Entretanto, sua distorção desenvolve traços de caráter negativos, tais como havia nos dias de Cristo.
9.1. Fingimento: adoravam com lábios, mas coração distante (Mateus 15:8).
9.2. Hipocrisia: salvavam animais no sábado, mas questionava cura (Lucas 14:5).
9.3. Indiferença: Colocavam o sábado acima do homem (João 9:16).
10. Obedecer o quarto mandamento implica na abnegação do eu (Êxodo 20:10), onde a finalidade desta renúncia é priorizar no coração o “amor a Deus sobre todas as coisas” (Mateus 22:37) e “ao próximo como a si mesmo” (Mateus 22:39).Quarta-feira: Tempo para encontrar o equilíbrio
11. Cristo não frequentou as escolas rabinices devido a influência na interpretação. A diferença entre Seus ensinos e práticas dos líderes de sua época eram notórias (Mateus 7:29).
11.1. Líderes clericais (hipocrisia): homem, lei, essência, alegria, sábado, tradição, aparência, fardo.
11.2. Jesus Cristo (equilíbrio): amor, graça, amor ao próximo, fé, justiça, Lei, amor a Deus, obras.
12. Ao fugir dos padrões interpretativos clericais, Cristo revelou que eles “erravam por não conhecerem as Escrituras e o poder de Deus” (Mateus 22:29) e por isso, estavam tão distantes dos propósitos divinos.Quinta-feira: Tempo para a comunidade
13. O termo grego ekklesia aplicado pelos escritores no Novo Testamento tem suas raízes no antigo testamento (Atos 7:38). Essa comunidade não se restringia apenas a um lugar.
13.1. Sinagoga (Lucas 4:17).
13.2. Beira do rio (Atos 16:13).
13.3. Casas (Atos 5:42).
14. O sábado foi o “tempo” determinado por Deus de maneira plena para a comunidade de crestes reunir-se para desenvolverem conhecido e adoração.Sexta-feira: Estudo adicional
15. Dentre os benefícios do sábado, ele:
15.1. Distingue o povo de Deus (Ezequiel 20:12).
15.2. Previne contra a idolatria (Apocalipse 14:7).
15.3. Qualifica (Isaías 66:23).
16. A clara ordem de santificação do sábado (Êxodo 20:8) era uma constante lembrança da necessidade do povo ser santificado por Deus (Êxodo 22:31).25 de dezembro de 2020 às 23:54 #16481Lição 13: Céu, educação e aprendizado eterno
Sábado: Céu, educação e aprendizado eterno
1. Algumas razões pelas quais o céu será uma escola perfeita. No céu:
1.1. Teremos um novo corpo (1 Coríntios 15:50 a 54).
1.2. Viveremos no melhor lugar (João 14:1 a 4).
1.3. Comeremos o melhor alimento (Apocalipse 19:9).
1.4. Encontraremos os heróis da fé (Hebreus 11:39, 40).
1.5. Reencontraremos nossos queridos (1 Tessalonicenses 4:13 a 17).
1.6. Estaremos imunes ao pecado (Apocalipse 7:16).
1.7. Veremos a Deus face a face (1 João 3:2).Domingo: O destino dos mortos em Cristo
2. Na certeza da morte, os crentes em Cristo aguardam a bendita esperança: a ressureição.
2.1. A ressurreição é chamado a esperança do cristão (João 6:39, 40).
2.2. A ressurreição foi o assunto de Jesus quando tratou do futuro (Mateus 22:28 a 30).
2.3. A ressurreição é a ocasião onde os justos receberão a recompensa (Mateus 16:27).
2.4. A ressurreição levará os justos ao reino da glória (1 Tessalonicenses 4:16, 17).Segunda-feira: Uma nova existência
3. A promessa de um novo céu e uma terra não se limita ao Novo Testamento, no Antigo Testamento encontramos promessas que podem seguramente ser aplicada ao lar eterno dos redimidos. Este lugar será:
3.1. Um reino messiânico (Isaías 11:1).
3.2. Um reuno de adoradores (Isaías 2:2).
3.3. Um reino santo (Isaías 12:6).
3.4. Um reino alegre (Isaías 65:17 a 19).
3.5. Um reino pacífico (Isaías 11:6 a 9).
3.6. Um reino frutífero (Isaías 62:9).
3.7. Um reino permanente (Isaías 65:23).Terça-feira: Então conheceremos
4. Apesar de que a principal atividade dos remidos no céu será a adoração ao Cordeiro, este será um local de constante aprendizado. Lá aprenderemos sobre:
4.1. As coisas ocultas (1 Coríntios 4:5).
4.2. Os desígnios do coração (1 Coríntios 4:5).
4.3. Os tesouros da sabedoria (Colossenses 2:3).
4.4. O amor de Deus (Efésios 3:18, 19).Quarta-feira: A escola celestial
5. Podemos definir alguns elementos importantes para a escola do Céu:
5.1. Professor: Jesus (Mateus 11:28 a 30).
5.2. Endereço: Nova Jerusalém (Apocalipse 21:2).
5.3. Alunos: vencedores (Apocalipse 21:7).
5.4. Período letivo: eternidade (Apocalipse 22:5).
5.5. Admissão: sangue de Cristo (Apocalipse 22:14).
5.6. Matérias: tesouros eternos (Colossenses 2:3).Quinta-feira: O grande Professor
6. Durante a eternidade, Jesus ampliará a compreensão dos remidos sobre alguns temas que foram matérias de ensino durante Seu ministério terrestre. Alguns desses temas são:
6.1. O Pai (João 5:37).
6.2. O Filho (João 1:18).
6.3. O Espírito Santo (João 14:16, 17).
6.4. O reino (Mateus 25:1).
6.5. A salvação (João 3:16).
6.6. O Grande Conflito (Mateus 13:28).Sexta-feira: Estudo adicional
7. Nas Escrituras, há uma enorme quantidade de pessoas de pessoas que colocaram o céu como a direção do olhar.
7.1. Abraão (Gênesis 15:5).
7.2. Davi (Salmos 8:3).
7.3. Isaías (Isaías 51:16).
7.4. Nabucodonosor (Daniel 4:34).
7.5. Jesus (João 17:1).
7.6. Apóstolos (Atos 1:10).
8. Em Cristo, estamos no preparo para a escola celestial, por isso, a cada momento precisamos olhar para cima. A grandeza de Deus exige que olhemos para o alto. -
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