T7 participa de Conferência Mundial de Comunicação em Engenheiro Coelho
Agência T7 esteve presente no evento Global Adventist Internet Network (GAiN)
A Agência de Comunicação da Igreja Adventista Central de Taguatinga, o T7, participou de 9 a 13 de agosto de 2017, no Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus Engenheiro Coelho – do maior evento de Comunicação e internet da Igreja Adventista mundial, a conferência Global Adventist Internet Network (GAiN) – Wired For Mission (do inglês, Rede de Internet Global Adventista – Conectados para a Missão).
Doze dos vinte componentes do T7 participaram do evento que reuniu mais de 800 pessoas, de 81 nacionalidades, com o objetivo de saber como a igreja vem utilizando a comunicação na propagação do evangelho nos diversos cantos do mundo, bem como as novidades que estão sendo planejadas para a difusão da palavra de Deus.
Para a diretora do T7, Sandra Knüpfer, a conferência superou as expectativas do grupo no quesito conhecimento, além de servir como fator motivador no trabalho a ser feito. “Foi excelente ver em primeira mão como a comunicação de nossa igreja está sendo planejada e executada a nível mundial. Por outro lado, foi triste perceber como as igrejas locais ainda recebem tão pouco as informações que tivemos acesso. Posso dizer que, depois do GAiN, estamos ainda mais motivados a estruturar nossa Agência de Comunicação (T7) para impactarmos e alcançarmos cada vez mais nossa comunidade”, disse.
Programação
O ciclo de palestras da conferência reuniu missionários, pastores, obreiros e outros profissionais que se dedicam hoje a prover meios de tornar eficiente e eficaz a disseminação da palavra de Deus, seja nos escritórios da igreja espalhados pelo mundo ou no trabalho corpo a corpo com as pessoas. Além de experiências e relatórios de trabalho das Divisões e Uniões (instâncias por meio das quais a igreja se organiza ao redor do mundo), os palestrantes deram dicas práticas de como se aproximar de amigos de outras culturas como muçulmana e japonesa e de como tornar a bíblia compreensível nessas realidades.
A programação contou ainda com um dia de visita aos estúdios da Rede Novo Tempo de Comunicação e às instalações da Casa Publicadora Brasileira, uma das 63 editoras pertencentes à Igreja Adventista do Sétimo Dia, classificada como a maior Editora dos adventistas no mundo, em vendas e em produção de materiais.
Experiência
O membro do T7, Alisson Coelho, 19, explica a nova maneira de pensar que a experiência lhe proporcionou. “Fiquei surpreso com o conteúdo das palestras, que mostraram como aplicar o conhecimento de ciências da comunicação no evangelismo, além da importância da unificação da imagem da igreja em todo o mundo. Existem mais igrejas no mundo que Mcdonald’s, então porque eles são tão mais populares? Acredito que a publicidade está envolvida e o GAiN abriu meus olhos para esse fator crucial na propagação da segunda vinda de cristo”, disse.
Responsável pelo manejo com as redes sociais do T7, Adrielle Custódio, 16, conta que além do aprendizado técnico, teve a oportunidade de estar exposta à realidade de diversas culturas. “Foram 81 países representados, 81 realidades diferentes, com suas peculiaridades, mas todas elas querendo se tornar uma. Todos com o objetivo de serem um, para que nos tornemos relevantes para as pessoas ao nosso redor, sejam elas de onde forem. Aprendi e conclui que é preciso ter pressa. É preciso saber que o dia de salvação é hoje. Hoje é o dia de comunicar esperança”, afirmou.
Já para o designer e gestor em comunicação, César Sathler, essa é a segunda edição no evento. Ele participou do GAiN nas edições de 2016 (com o tema Missão criativa) e a deste ano também. “Percebo como é importante a participação da igreja local em um evento dessa magnitude promovido por nossa instituição. Além do contato com outros profissionais de comunicação, temos a oportunidade de ver de perto como a Igreja Adventista como organização tem se mobilizado para cumprir seu papel para evangelização e salvação de outras pessoas ao redor do mundo com formas e técnicas criativas, inovadoras e de grande impacto e importância para a vida espiritual das pessoas”, pondera.
Feliz7Play
Responsável pela Comunicação da Igreja na Divisão Sul-Americana, Rafael Rossi, ressaltou a importância de um posicionamento proativo frente a comunicação mundial, de forma a alcançar os consumidores dessas novas tendências. “Um dos grandes desafios que temos na América do Sul e que talvez seja o resumo do departamento de Comunicação é responder a seguinte pergunta: ’o que vem depois?’ Vamos olhando para esse campo da comunicação e tentando entender para onde as coisas estão migrando. Precisamos nos antecipar às mudanças para responder às necessidades que o mundo tem hoje”, disse.
Como forma de enfrentar esse desafio a Divisão Sul-Americana criou o Feliz7play, uma plataforma colaborativa de vídeos, que agrega toda a produção da igreja em uma mesma base, facilitando o acesso e cobrindo uma necessidade de material para ser utilizado na sexta e no sábado. “Entendemos que a sexta e o sábado podem se tornar um horário crítico hoje em dia, uma vez que estando conectados a semana inteira acabamos não sabendo o que ver ou onde se conectar nas horas sagradas. O Feliz7Play vem suprir essa demanda”, acrescentou Rossi.
A próxima conferência global do GAiN está agendada para os dias 8 a 12 de agosto de 2018 na Coréia do Sul. Para mais informações, visite o site do GAiN.
Comentários
Ainda não tem comentários.