“Você está aqui para mudar o futuro”
A conferência Global GAiN reimplica o lugar da tecnologia na missão
O auditório que abriga a maior Igreja Adventista do Sétimo dia na América do Sul no campus do Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus Engenheiro Coelho (UNASP-EC) do Brasil foi organizada apenas na sexta-feira à noite. Estudantes, professores e membros da comunidade se juntaram a mais de 800 participantes do evento para um serviço de vésperas com música viva e uma mensagem de Erton Köhler, presidente da Divisão Sul-Americana, uma região da Igreja que abrange oito países.
“Você está aqui para mudar o futuro”, disse Köhler enfaticamente, antes de incentivar os profissionais de comunicação a ajudar que a mensagem do Evangelho “torne-se viral”.
Para a Köhler, hospedar a conferência de tecnologia da Global Adventist Internet Network (ou Rede de Internet Global Adventista – GAiN) foi uma oportunidade significativa, uma vez que sua Divisão tem uma ênfase definida para o quinquênio guiando para 2020 o fortalecimentodas ações de comunicação em um esforço para difundir a mensagem do evangelho de forma mais eficaz. A comunicação digital é vista como estratégica pela Divisão e como aliada no ministério. “Trabalhamos com uma visão de evangelismo integrado onde todas as áreas da igreja e todos os meios possíveis são usados para o seu potencial máximo, mas o foco está na pregação do evangelho”, explicou Köhler.
Rafael Rossi, diretor de comunicação da Divisão Sul-Americana, acrescentou que o GAiN foi significativo para a Divisão porque contribui para uma visão mais ampla para os profissionais da comunicação, que de outra forma não teriam a oportunidade de participar do evento em outras partes do mundo. “É importante que os profissionais da comunicação conheçam os desafios e as idéias criativas que a Igreja Adventista usa em diferentes partes do mundo”, explicou Rossi. “E esta troca traz novas perspectivas para o crescimento local”.
A Divisão Sul-Americana foi sozinha responsável pelo recrutamento de 430 participantes GAiN do seu território.
Apresentações informam e inspiram
À medida que a conferência GAiN deste ano progrediu, os organizadores continuaram a oferecer uma linha de especialistas e profissionais para descompactar o apresentar o tema Conectados para a Missão (do inglês, Wired for Mission). “Nosso objetivo era inspirar todos os comunicadores para serem maiores e mais amplos para ver o mundo inteiro como sua missão e não apenas seu próprio território”, disse Sam Neves, diretor associado de comunicação para a Igreja Adventista.
Entre os apresentadores, houveram convidados que tiveram sete minutos para descrever um projeto em que eles estiveram envolvidos. Os segmentos, espalhados ao longo dos procedimentos diários, foram chamados Project Slams e apresentaram uma grande variedade de uso de tecnologia missionária. Um profissional brasileiro de TI revelou a ShekinaStore.com, uma loja online centralizada para recursos de mídia adventista; Benjamin Seifert da Alemanha compartilhou o desenvolvimento da Image, uma rede de redes sociais que cria um perfil de personagem para o usuário; Um profissional de comunicação da Divisão Inter-África da Ásia Meridional mostrou um clipe de um programa bíblico em formato de jogo; Um professor da UNASP introduziu o WePray.mobi, um repositório global de pedidos de oração; Hope Channel Inter-America mostrou uma nova série sobre o ministério para pessoas que são nativas do povo Maya; E Andrew Perry da Austrália apresentou o passaporte adventista, um agregador pessoal baseado em aplicativos de conteúdo adventista personalizado e uma maneira de acompanhar o envolvimento em eventos e grupos adventistas.
Outros Project Slams incluíram Carole Saint-Louis, que juntamente com seu marido reproduzem os noticiários ANN em francês; Jesse Johnson anunciando que o Está Escrito possui uma experiência de Realidade Virtual de “Daniel na Cova dos Leões” e um aplicativo chamado Outreach, com recursos abrangentes de evangelismo; Michael von Horsten, que apresentou os participantes da Adventist Help, uma organização humanitária que trabalha em parceria com a ADRA em lugares como Mosul, Iraque; e Missão Adventista, apresentando um concurso de filmes para estudantes de 30 segundos com prêmios significativos.
Várias apresentações também apresentaram projetos que estão em andamento. A Divisão Sul-Americana revelou o FELIZ7PLAY, um repositório on-line de conteúdo de vídeo; Williams Costa Jr, diretor de comunicação da Igreja Adventista, anunciou o lançamento do ACT (Adventist Communication Training), uma iniciativa de Treinamento de Comunicação Adventista que visa fornecer conteúdos educativos aos praticantes de comunicação em todo o mundo; e Brent Hardinge, diretor-assistente de comunicação para a Igreja Adventista, reintroduziu o ALPS, o Sistema Adventista de Padrões de Vida, um novo sistema de identidade visual coordenado globalmente para desenvolver sites e aplicativos adventistas.
Um lembrete crítico
Contra este vasto cenário de tecnologia infundida em missão, Deborah Bonazzi jogou ao público uma ‘bola curva’. Bonazzi, que é chefe da Indústria de Mídia e Entretenimento para o Google Brasil, lembrou aos participantes que estejam plenamente conscientes do uso da tecnologia. Embora admitindo que precisamos de tecnologia, Bonazzi explicou que “não estamos tendo conversas profundas” hoje em dia devido à nossa imersão no espaço digital. Ela informou aos membros do público que o Google criou espaços intencionais para conversar em sua sede para funcionários.
Bonazzi apresentou um conceito familiar aos adventistas, embora com um toque a mais. Ela defendeu um “Sábado digital” (ou digital Sabbath), um momento em que cada pessoa se compromete a tirar uma pausa da tecnologia. Ela transmitiu vários exemplos de como pessoas fora da Igreja Adventista estão descobrindo esse conceito e seus benefícios, citando o Diretor Executivo do YouTube, Susan Wojcicki, dizendo que “Se você estiver trabalhando 24 horas por dia, você não terá idéias interessantes”.
Um sábado para lembrar
A experiência no GAiN também apresentou várias opções memoráveis no sábado, começando com um serviço de culto de adoração pela manhã. Guillermo Biaggi, um vice-presidente da Igreja Adventista envolvido com muitos ministérios de mídia em todo o mundo, compartilhou um sermão no qual ele afirmou ser participante da conferência. Citando uma série de tendências e estatísticas, Biaggi apresentou como utilizar a tecnologia para a missão, concluindo que o “GAiN é vital para o cumprimento da missão da Igreja Adventista do Sétimo Dia”.
A tarde foi livre para atividades individuais, incluindo visitas à fazenda do UNASP-EC, passeios pelo campus e a exibição de um documentário recentemente produzido no sábado, chamado Descanso (do inglês Rest). O filme foi produzido em colaboração com as treze afiliadas do Hope Channel em todo o mundo e apresenta uma abordagem única para demonstrar o que o Sábado significa para os adventistas do sétimo dia em todo o mundo. O filme apresentou treze indivíduos ou famílias de vários países e como eles experimentam o sábado. A justaposição dessas experiências, entrelaçadas entre si, teve um poderoso impacto sobre os telespectadores.
O sábado terminou com mais uma apresentação dos alunos e funcionários do UNASP-EC, que colocou uma experiência musical e de mídia imersiva sobre a vida do apóstolo Paulo. Coro, orquestra e solistas, foram todos coordenados com um filme que descreve um Paulo moderno e o impacto que seu ministério teve em muitas vidas diferentes.
Uma nota reflexiva
O GAiN 2017 terminou em uma nota reflexiva. Allan Novaes, professor da UNASP-EC, especializado na interseção de teologia, comunicação e cultura, desafiou os participantes com a noção de que prestar atenção à cultura pop pode ter um efeito positivo na missão. “Deus pode se comunicar através da cultura ou da vida cotidiana”, explicou Novaes, apontando a literatura da sabedoria bíblica e as parábolas de Jesus como exemplos. Em sua apresentação, Novaes apontou três princípios: (1) a cultura pop nos ajuda a saber melhor como a religião é compreendida e praticada; (2) a cultura pop nos permite compreender como oferecer uma resposta missiológica à cultura pop; (3) e a cultura pop nos permite conectar-se com novas gerações em uma sociedade baseada em mídia.
Em seguida, Karnik Doukmetzian, consultor jurídico da Conferência Geral, lembrou aos comunicadores e profissionais da tecnologia que seguissem sua convocação dentro dos parâmetros legais. Doukmetzian delineou os problemas de direitos autorais e marcas comerciais relevantes para o contexto GAiN e citou vários exemplos de danos causados por não seguir a lei de propriedade intelectual. Ele resumiu a resposta a todas as questões potenciais com um princípio sólido, “certifique-se de obter permissão” do proprietário da propriedade intelectual.
Finalmente, Sam Neves, diretor associado de comunicação para a Igreja Adventista refletiu sobre a identidade coletiva ou marca da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ele então apresentou aos participantes o novo guia de identidade visual adventista, incluindo o logotipo ligeiramente reescrito, uma nova fonte que “fala mais de 90 idiomas” e a Grade de Criação , uma abordagem de design que dá aos designers 6/7 do espaço para design personalizado, enquanto reserva o sétimo espaço como identificador global adventista. Para obter mais informações sobre a identidade visual recém-votada, visite o sistema online de diretrizes de identidade adventista.
Os presentes afirmaram o propósito e o sucesso da reunião. “As reuniões GAiN são realmente especiais”, concluiu Seifert. “É maravilhoso conhecer tantos profissionais com ideias missionárias, que querem trabalhar por Deus!”
A próxima conferência global do GAiN está agendada para os dias 8 a 12 de agosto de 2018 na Coréia do Sul. Para mais informações, visite o site do GAiN.
Fonte: adventistreview.org
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